ROSÂNGELA DONADON

Nome Completo:   ROSÂNGELA HENRIQUE PEREIRA DONADON

Partido:   PDT

Data de Nascimento:   16 de Julho de 1976

Telefone:  

E-mail:   GABDEPROSANGELADONADON@ALE.RO.GOV.BR

Número do Gabinete:   21

Fax:  

Biografia:  

Deputada Estadual Rosangela Henrique Pereira Donadon, filiada ao PDT – Partido Democrático Trabalhista, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia nasceu, em Barra de São Francisco, no Estado do Espírito Santo em 6 de julho de 1976. Aos seis anos de idade, sua família integrava o contingente de migrantes que vinha para Rondônia, se instalando na região de Colorado do Oeste, onde ela cresceu e concluiu sua formação escolar básica. 
            Em 1994, casou-se com o então presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Antonio Donadon, e tornando-se mãe de quatro filhos. Graduada em odontologia e especializada em perícia odontolegal, esteve durante anos à frente da Associação Beneficente Marcos Donadon, clinicando e liderando ações de assistência social em todo o Cone Sul de Rondônia. 
             Eleita deputada estadual em 2014 com mais de 11 mil votos, integrou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa como titular da 4ª Secretaria. Participou também, como membro efetivo, da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, da Comissão de Fiscalização e Controle, da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social e também da Comissão de Constituição e Justiça. 
             Todo seu primeiro mandato foi focado na defesa da família e por melhorias de condições dos trabalhadores do campo e melhorias na saúde. É de sua autoria o projeto de lei que institui a Semana da Saúde do Trabalhador na Agricultura Familiar. Também é autora do projeto de lei que estabelece regras gerais para a realização de concursos públicos e da proposição que instituiu o Prêmio Nelson Townes de Castro de Jornalismo Político e outros projetos de Leis. 
             Durante todo o mandato investiu firme na luta por melhorias nas sete cidades do Cone Sul de Rondônia. Além do trabalho parlamentar, Rosangela reabriu as portas da Associação Beneficente Marcos Donadon nos municípios de Vilhena, Cerejeiras e Colorado do Oeste. Dando continuidade a um sonho de família e contribuindo fortemente com ações na área da saúde. A deputada investiu suas principais emendas na saúde, ofertando medicamentos, ambulâncias, aparelhos e materiais para as sete cidades do Cone Sul. 
            Em 2018, eleita pela segunda vez, assume seu mandato no ano consecutivo e também a responsabilidade de vice-presidente da Assembleia Legislativa no primeiro biênio. Considerada como uma deputada atuante e compromissada com o povo, Rosangela firma seu compromisso com o Estado e dar continuidade às ações e contribuir com progresso de Rondônia.