LAERTE GOMES

Nome Completo:   LAERTE GOMES

Partido:   PSDB

Data de Nascimento:   16 de Dezembro de 1970

Telefone:  

E-mail:   LAERTEGOMES_LG@HOTMAIL.COM

Número do Gabinete:   PRESIDÊNCI

Fax:  

Biografia:  

Laerte Gomes é natural de Jacinto Machado (SC), tem 48 anos, é casado com Suellen de Holanda Rêgo e pai de dois filhos, Laerte Gomes Filho e Ana Luiza Gomes. Chegou ao município de Alvorada do Oeste em 1987, onde iniciou atividade de comerciantes aos 17 anos.

            Em 2004, quando o município de Alvorada do Oeste se encontrava em total abandono pelo Poder Executivo, sem nunca antes ter participado da vida pública, Laerte Gomes se candidatou ao cargo de prefeito, onde realizou uma campanha política de propostas de trabalho baseada no resgate da autoestima da população alvoradense. Laerte foi eleito com 62% dos votos válidos, pelo PSDB.

            Laerte filiou-se ao PSDB em 2003, posteriormente deixou a sigla e filiou-se ao PR. Em 2016 filia-se ao PSDB novamente, onde se mantêm até hoje.

            Em janeiro de 2005, com a população totalmente desacreditada e sem perspectiva, assumiu a Prefeitura Municipal de Alvorada do Oeste, onde realizou um “choque de gestão” em todos os setores da administração pública, concluindo a obra de 100% de esgoto sanitário e água tratada.

           Laerte Gomes E ainda remodelou o atendimento da saúde municipal, polarizou a educação, investiu na infraestrutura da administração pública, capacitou os servidores públicos e captou recursos para investir na infraestrutura urbana e rural, deixando 80% do município com ruas e avenidas pavimentadas, estradas vicinais totalmente recuperadas, contribuindo para a melhoria da qualidade vida dos municípios.

           O resultado desse trabalho resultou em sua reeleição, em 2008, com 80% dos votos válidos daquele município.

           Em 2009 foi eleito presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), entidade que agrega os 52 municípios de Rondônia. No cargo por duas gestões, Laerte Gomes foi reconhecido por fortalecer a representatividade das prefeituras perante os Poderes, implantando várias ações de grande valia para os municípios, dentre as quais, o Diário Oficial dos Municípios, ferramenta totalmente eletrônica, que atende todas as exigências legais para publicação de atos das prefeituras, com economia e transparência.

          Em 2014, venceu as eleições a deputado estadual pelo PSDB, sendo o 9º candidato mais votado no Estado,com 11.360 votos. Na Assembleia Legislativa de Rondônia, atuou como presidente da Comissão de Habitação e Assuntos Municipais, vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural, membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e membro titular da CPI dos Frigoríficos.

          Para o 2º biênio, foi eleito 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, renunciando da mesma para assumir a liderança do Governo no mandato do governador Confúcio Moura e, posteriormente, na gestão do governador Daniel Pereira.

         O deputado Laerte Gomes tem sido um dos parlamentares mais atuantes na apresentação de Projetos de Lei, dentre eles estão:
  
- Lei nº 3.599/15, no qual dispõe sobre a obrigatoriedade de shopping centers, hiper e supermercados em fornecer carrinhos motorizados aos portadores de mobilidade reduzida, idosos, gestantes e pessoas com limitação;

- Lei nº 3.666/15, no qual dá nova redação ao Art. 1º da Lei 1.307/204 que concede o Passe Livre aos idosos, permitindo que todos com idade igual ou superior a 60 anos tenham direito a gratuidade de transporte em todo o sistema de transporte intermunicipal;

- Projeto de Lei que Institui o Dezembro Laranja em Rondônia, dedicado às ações preventivas e de diagnóstico precoce do câncer de pele;

        Em 2018 foi reeleito para seu segundo mandato como deputado estadual, sendo o 4° mais votado no Estado, com 16.984 votos, priorizando as ações voltadas aos municípios, principalmente para a região central do Estado e BR-429, destinando recursos para as áreas de saúde, infraestrutura, educação, segurança, esporte e cultura, através de emendas de sua autoria ao orçamento do Estado.