Logotipo da Casa Legislativa

Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

Busca por palavra-chave


Ajuda

Parlamentares

LEBRÃO
Nome Completo: JOSÉ EURÍPEDES CLEMENTE
Partido: MDB
Data Nascimento: 10/03/1955
E-mail: lebrao429@ale.ro.gov.br
Homepage: www.ale.ro.gov.br

De catador de papel a DEPUTADO

O Paulistano José Eurípedes Clemente, Popularmente Conhecido por “Lebrão”, teve uma trajetória e tanto até chegar ao cargo de Deputado Estadual de Rondônia. Nascido na cidade de Guaíra, Estado de São Paulo, em 10 de março de 1955, lebrão deixou a terra natal aos 28 anos para tentar uma vida melhor em Rondônia. Cheio de planos, esperanças e disposição para o trabalho, fixou residência em cerejeiras, no inicio de 1983.

Em 1977 contrai matrimônio com Dona Neuza Clemente, rumo à nova terra deixava para trás recordações de tempos difíceis e de muita luta pela sobrevivência. O homem, que hoje é empresário e atualmente Deputado Estadual; já revirou lixo e comeu alimentos encontrados nos velhos latões. A infância e adolescência pobre, abaixo da linha da miséria, foram dividas entre Guaíra - SP, onde a família morou por 6 (seis anos), e a cidade de São Paulo capital, onde viveu por mais 12.

Foi na capital, que José Eurípedes Clemente, ganhou o apelido de “Lebrão” que, aliás, utiliza com orgulho até hoje. “Acho que já deu de entender o porquê do apelido, não é? Na verdade, eu fui catador de papel dos 9 aos 13 anos e muitas vezes comia o resto de frutas e verduras nos lixões dos mercados. Dois irmãos também faziam a mesma coisa”.  

O que dava para aproveitar, levávamos para casa. Minha mãe Maria Clemente, hoje com 83 anos, pedia ajuda nas casas e recebíamos colaborações de instituições filantrópicas. Éramos mendigos mesmo! Nós morávamos em barracos e até dentro de um forno em uma olaria. Um dia choveu tanto que o forno desabou. Saímos antes do desmoronamento e, com ajuda de amigos, passamos a viver em uma barraca.

De lá, fomos direto para a capital Paulista: conta Lebrão. Ele diz que a partir dai a situação da família começou a melhorar. “Como não existe crise que resista ao trabalho, superamos aquela fase difícil. Passamos a plantar horta em terrenos baldios e a vender a produção. Em 4 anos, entramos para o ramo comercial de uma pequena mercearia”. Aos 18 anos, Lebrão foi para o Exército, no TG 02105, já em Americana – SP, para onde seu pai, José Benedito Clemente, já falecido, tinha decidido mudar com sua esposa e os 09 (nove) filhos do casal: José Clemente, Pedro, Norivaldo, Vicente, Aparecida, Ângela, Benedita, Antônio e Sebastião.

Ao deixar o Exército, Lebrão Virou Caminhoneiro e conseguiu comprar um fenemê 57, que pagou em prestações, para fazer fretes. Em suas viagens por todo Brasil, conheceu Rondônia.

“Era um estado recém – criado, novo e promissor”. Achei que seria um bom lugar para criar meus filhos e crescer financeiramente, então vim para esta nova terra, fixando-me em Cerejeiras. Vendi o caminhão, arrumei emprego como saqueiro e comecei a participar da vida política do município. Com isso, trabalhei na campanha do primeiro prefeito eleito da cidade, Adelino Neiva de Carvalho, pai do Ex-Deputado, Ezequiel Neiva.

Porém, eu não pensava em seguir esse caminho para mim: assegura Lebrão. A eleição de Adelino aconteceu em dezembro de 1984 e Lebrão ficou na cidade até 1987, quando foi para o garimpo de cassiterita, em Bom Futuro, região de Ariquemes. “Lá eu peguei muita Malária, quase morri, mais consegui juntar dinheiro para comprar uma Scânia 1115, ano 1979”.

A partir dai comecei a negociar e a transportar madeira, como representante de firmas paulistas até 1998. Quando decidi me erradicar com minha família em São Francisco do Guaporé, onde montei minha primeira serraria.

Assim me tornei empresário do ramo madeireiro, e continuei no ramo de transportes. Em pouco tempo, a empresa se expandiu para Costa Marques, no Distrito de São Domingos, onde funcionou até 2005, com filial também em Porto Velho. A frota chegou a 10 carretas em 4 (quatro) anos de intenso trabalho.

Devido ao novo empreendimento, lebrão necessitava derrubar árvores, isso gerou alguns problemas com os órgãos de fiscalização ambiental. Apensar de que lebrão sempre procurou respeitar a biodiversidade, estando em sintonia com o meio ambiente e gerando empregos e riquezas para região. Em 2004 a comunidade madeireira lançou lebrão a vice-prefeito pelo PMN, na chapa encabeçada por Élio da Ceron do PMDB.

A dupla logra êxito, seu desempenho, carisma e liderança já eram esperados, 2(anos) depois a convite do PTN, lebrão coloca seu nome a disposição do estado, para ocupar uma cadeira no parlamento estadual, o mesmo obtém 8.330 votos 1,14% dos votos válidos, ficando na 1ª suplência do partido, em janeiro de 2009, assumi a vaga de Deputado deixada por Alex Testoni, em virtude da vitória do mesmo a Prefeitura de Ouro Preto D’Oeste, com uma atuação forte e marcante na região da 429, e em todo estado de Rondônia, como um dos mais participativos parlamentares, como inúmeras proposições legislativas, lebrão novamente entra na peleja por uma cadeira na Assembleia Legislativa, sagrando-se vencedor em 2010, com 15.991 votos 2,14% dos votos válidos; sendo o 4º mais votado entre os 24 eleitos, com ritmo acelerado, lebrão ampliou sua base politica e destinou diversas emendas parlamentares, beneficiando pequenos produtores, presidente de associações e demais prefeitos por todo estado, independente das cores partidárias; se mostrando assim um Deputado municipalista, em 2014 lebrão aceita disputar um 3º mandato, e com 16.373 votos 1,99% dos votos válidos, lebrão torna-se o 3º Deputado mais votado dentre os 24 eleitos, isso prova o prestigio e trabalho que está sendo executado em todo estado até o presente mandato.

Seu lema como deputado estadual é: “Do povo para o povo”.


Rua Major Amarantes nº 390 - Porto Velho - RO - CEP: 78900-901 - Telefone: (69) 3216 2724 - Fax: (69) 3216 2752
Portal: http://www.al.ro.leg.br E-mail: seclegis@al.ro.leg.br
Desenvolvido pelo Interlegis Desenvolvido em Zope