Logotipo da Casa Legislativa

Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

Busca por palavra-chave


Ajuda

Parlamentares

ADELINO FOLADOR
Nome Completo: ADELINO ÂNGELO FOLLADOR
Partido: DEM
E-mail: adelinofollador@ale.ro.gov.br
Homepage: www.al.ro.leg.br


Em Rondônia desde 1977, para onde veio como todo jovem de ideal pujante e realizador, onde pudesse trabalhar para desbravar e construir um novo Estado, um lugar bom e de oportunidade para todos, Adelino Ângelo Follador, então com 25 anos, procurou a região da Ariquemes para se instalar, e onde adquiriu um pequeno sítio na Linha C-05, hoje Município de Cacaulândia.

Nesse período trabalhou muito para a consolidação do Município de Ariquemes, onde integrou a segunda Câmara Municipal como vereador eleitor pelo povo em 1988, tendo se destacado naquele parlamento por suas ideias em defesa da comunidade e pelos valores que sempre defendeu como caminho único para o progresso e prosperidade: a família.

Jovem dinâmico e inteligente, tornou-se mais tarde importante aliado do saudoso governador Jorge Teixeira, de quem desfrutava da amizade e a quem honrou com toda lealdade.

Ligado aos movimentos sociais e da Igreja, desde o início, Adelino Follador foi importante membro do Conselho Comunitário de Ariquemes, e foi um dos fundadores do Centro Cívico dos Estudantes, sendo reeleito três vezes presidente do mesmo, cargos que foram moldando sua vida pública de 32 anos de sucesso e nenhuma mácula.

Proprietário de um lote rural no então NUAR Cacaulândia e homem de confiança do Governador Jorge Teixeira, de 1975 a 1978 foi nomeado administrador daquele Núcleo Urbano de Apoio Rural, preparando-o para tornar-se mais tarde, em 1992, Município de Cacaulândia.

Em 1999 Adelino Follador tornou-se o primeiro Prefeito eleito do Município de Cacaulândia, cargo que disputou e se elegeu por mais três vezes. É considerado um administrador arrojado e zeloso com a administração dos bens públicos, e por isso teve a aprovação de todas as suas contas pelo Tribunal de Contas, em todas as gestões. Sua característica marcante é a administração participativa, que envolve os cidadãos nas tomadas de decisão, o que explica, em parte, seu sucesso como homem público por tanto tempo.

De volta a Ariquemes onde já fora vereador e onde construiu toda sua carreira, Adelino Follador foi diretor da Residência Rodoviária do DER, e já na Administração de Confúcio Moura, como Prefeito Municipal, foi secretário da Agricultura e Indústria de Ariquemes, cargos em que se notabilizou pela desenvoltura de suas ações, destacando o nível das estradas coletores e vicinais que receberam melhoramentos definitivos, e o projeto das agroindústrias e do mercado do produtor, que tornaram a vida de quem produz e consome melhores e de qualidade.

Em 2008, ante a conjuntura política concorreu a Prefeitura de Ariquemes, o que lhe serviu de base para ser eleito deputado estadual em 2010.

Por tudo isso e pela marca quer carrega de homem simples e de vocação para servir, Adelino Follador foi reeleito nas eleições de 2014, com 19.151, campeão de votos para a Assembleia Legislativa de Rondônia.

Técnico Agrícola de formação, o pioneiro Adelino Follador, antes de vir para Rondônia estudou em Brugg, na Suiça, onde se especializou em agricultura e pecuária de grandes animais.

Adelino Ângelo Follador nasceu em Barão do Cotegipe (região de Erechim) no Rio Grande do Sul, em 10.03.1952. É casado com Ana Maria Follador com quem tem três filhos: André, Nádia e Lucas, e três netos: Gabriel, Guilherme e Mariana.



PARTIDO: Democratas (DEM)

Contatos com o parlamentar:

Telefones: (69) 3216-2754 / 2753

email: adelinofollador@ale.ro.gov.br 

Facebook: www.facebook.com/AdelinoFollador

Rua Major Amarantes nº 390 - Porto Velho - RO - CEP: 78900-901 - Telefone: (69) 3216 2724 - Fax: (69) 3216 2752
Portal: http://www.ale.ro.gov.br E-mail: seclegis@ale.ro.gov.br
Desenvolvido pelo Interlegis Desenvolvido em Zope